Na próxima quinta-feira, 5, em Miami, a Fifa realizará o sorteio dos grupos do aguardado Super Mundial de Clubes, cuja primeira edição será disputada em 2025. Com a definição de quatro potes, cada um contendo oito clubes, o Botafogo, dentre os representantes brasileiros, está posicionado para enfrentar um percurso mais desafiador na competição.
Enquanto Flamengo, Fluminense e Palmeiras foram designados como cabeças de chave, situados no pote 1, o Botafogo foi alocado no pote 3. Isso significa que o Glorioso será o único time do Brasil a encarar a batalha contra duas equipes europeias na fase de grupos. Ademais, há a certeza de que um dos adversários do Botafogo será selecionado dentre os gigantes Real Madrid, Bayern de Munique, PSG e Manchester City.
O regulamento do sorteio estipula que nenhum grupo poderá conter clubes da mesma nacionalidade. Adicionalmente, com exceção dos times europeus, representando um total de 12 participantes, cada grupo não poderá ter mais de um time da mesma confederação. Portanto, dois clubes da Conmebol, por exemplo, não compartilharão o mesmo agrupamento.
Deste modo, Flamengo, Fluminense, Palmeiras e River Plate, integrantes da Conmebol no pote 1, terão somente um oponente europeu, vindo do pote 2. As possíveis equipes adversárias incluem Chelsea, Borussia Dortmund, Inter de Milão, Atlético de Madrid, Porto, Benfica, Juventus e RB Salzburg. Além disso, os outros dois times de cada grupo serão selecionados entre os representantes da Ásia, África, Oceania ou América do Norte.
De acordo com a Fifa, a distribuição dos potes foi planejada com o intuito de proporcionar um chaveamento mais equilibrado entre as equipes. Adicionalmente, algumas restrições foram impostas visando promover uma maior diversidade geográfica dentro dos grupos. Por fim, a divisão entre os representantes de cada confederação foi baseada nos rankings continentais das equipes.